top of page
"Projecto Ajuda +"

 Sala de Atendimento a famílias carenciadas no Centro de Bens.

O que é o "Projecto Ajuda +"?

Projecto de longa duração/ tempo indeterminado de apoio a famílias carenciadas de acordo com os seus rendimentos em bens (vestuário, alimentos, higiene pessoal, bens para a casa) disponibilizados mensalmente no Centro de Bens da Associação, que funciona assim como uma "Loja Social", gerida pela Associação Ser Ajuda.

Qual é a sua importância?

O "Projecto Ajuda +" é um projecto de intervenção social que apoia a luta contra a pobreza e assegura a acessibilidade a bens fundamentais à vida, promovendo a substistência básica e esperança, numa altura cuja conjectura actual é definida por instabilidade financeira, económica e social.

Quem tem direito?

Qualquer pessoa e/ou família que apresente, após candidatura, critério de inclusão mediante cálculo de rendimento. Não existem critérios de exclusão por localidade, contudo a pessoa e/ou família terão que conseguir dirigir-se ao Centro de Bens aquando as marcações, uma vez que não existe serviço domiciliário.

Como me posso candidatar?

Primeiramente terá que efectuar uma Ficha de Pré-Inscrição. Posteriormente será contactado pela Associação para marcação de entrevista.

Onde é realizada a entrevista de admissão?

A entrevista é realizada por um psicólogo na sede da Associação Ser Ajuda - Largo da Boa-Hora, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, s/n, 1300-100 Lisboa (sala 9), que realizará o levantamento de necessidades da família.

Como será mantida a minha privacidade?

A lista das famílias apoiadas não é tornada pública. Apenas os sócios da Associação têm acesso aos dados dos candidatos. Para além disso, cada família é apoiada indivualmente, num horário distinto. Sendo assim, as próprias famílias apoiadas pela Associação não se cruzam entre si em qualquer momento, desde a entrevista ao atendimento em Centro de Bens per si.

Quais são os bens que poderei obter?

Vestuário, bens alimentares, bens para a casa (equipamentos e bens para limpeza), bens de higiene íntima, material escolar, bens para apoio pré-natal e primeira infância, material escolar, entre outros...

Aonde é que a Associação Ser Ajuda obtém os bens?

Todos os bens doados são entregues à Associação Ser Ajuda através de doações por parte de individuais (esporadicamente e/ou através da criação de campanhas para o efeito) ou empresas (segundo protocolo), ou são adquiridos por parte da Associação em compra directa.

A quantos bens terei direito?

Os bens a que cada família terá direito depende do cálculo de rendimento efectuado após a entrevista, e devida entrega de documentação necessária para a candidatura. Sem os papéis solicitados a candidatura não é considerada válida, e a família não será apoiada pela Associação.

Aonde é que posso levantar os bens a que tenho direito?

O levantamento dos bens é realizado no Centro de Bens da Associação Ser Ajuda - Travessa do Pardal, s/n, Casalinho da Ajuda junto à Capela.

Existe um transporte directo, o 742, saída no terminal "Casalinho da Ajuda".

Ao ser apoiado estarei também a ajudar outras famílias?

SIM. Mensalmente terá que doar um bem a outra família, ceder um bem ao qual tem direito, ou doar um euro para a compra de bens para outra família. Deste modo é criada uma rede de entreajuda entre famílias.

Como são realizadas as re-avaliações?

As reavaliação são importantes, uma vez que permite que as doações sejam realizadas com o máximo de justiça possível, e de forma adequada. São realizadas num período variável, superior a 6 meses (no mínimo), acordado pela Associação.

Existem regras para manter o apoio?

SIM. Existem um regulamento que deverá ser consultado, e é devidamente autorizado pela família antes do 1º atendimento. Por exemplo, não poderá faltar a 3 atendimentos seguidos sem justa causa. No caso de recusa em entrega de algum documento solicitado pela Associação ou dos mesmos apresentarem ser incongruentes e/ou ilegítimos face à situação real  e definido em regulamento, o atendimento será suspenso. 

Please reload

bottom of page